Ouça nosso Podcast
Desde que foi diagnosticado na China no final do ano passado, o COVID-19, nome dado a esta mutação do coronavírus, tem causado preocupação em todo mundo, tendo sido decretada emergência global pela organização mundial de saúde.
Com sintomas típicos de doenças respiratórias conhecidas, como as gripes, que bem conhecemos, o Corona Vírus se destaca pela velocidade que se espalha, já estando presente em mais de 45 países. Porém a taxa de mortalidade é baixa, não superior a 2% dos infectados e, na sua maioria, as vítimas são idosos e pessoas com baixa imunidade.
A partir do diagnóstico positivo do primeiro paciente brasileiro, proveniente da Itália, é bem possível que este vírus se alastre por todo o país em um curto período de tempo, considerando as relações globais do Brasil.
Sem dúvida que o ambiente de trabalho é um local propício à disseminação deste vírus, dado o fluxo de pessoas e, portanto, empregadores e trabalhadores podem contribuir muito para evitar a disseminação do coronavírus, com a disponibilização de produtos de higiene pela empresa e a prática de medidas básicas de higiene pessoal como cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, desinfetar os objetos e as superfícies em que for tocar, lavar sempre as mãos e, na impossibilidade, usar álcool em gel 70%. São medidas simples, mas que impedem a proliferação do vírus, resultando também em um ambiente de trabalho mais saudável, com redução de ausências e afastamentos dos trabalhadores e os impactos decorrentes à empresa.
Em caso de sintomas de gripe e caso tenha tido contato com pessoas que estiveram em países como China, Itália e outros com alerta de grau de risco, procure atendimento de saúde e, se for o caso, busque o afastamento do trabalho.
Máscaras, devem ser usadas somente em condições específicas, em contato com pessoas infectadas, pelos profissionais de saúde e pacientes.
Não se desespere, mantenha-se informado, cuidado com as fake news, cheque a fonte, não retransmita notícias falsas, lave sempre as mãos e proteja-se.