Postada em 02/05/2020
1º DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR

 

Este primeiro de maio de 2020, ficará marcado na história mundial como um dos momentos mais difíceis que a humanidade já enfrentou.

Estamos diante de uma pandemia de coronavírus, um inimigo oculto, que atinge toda população e em especial os trabalhadores em condição de vulnerabilidade, em um país que não trata a desigualdade social como deveria.

Para agravar ainda mais este momento, vivemos ruídos constantes dos poderes da nação onde o governo não compreende a gravidade do momento, demonstra insensibilidade aos milhares de mortos vítimas da ação do vírus, apresentando medidas precárias que pouco atenuam a diminuição da atividade econômica e não protegem os salários e empregos dos trabalhadores.

A Suprema Corte ignora os princípios básicos da constituição possibilitando que acordos individuais promovam redução de salário e suspenção de contrato de trabalho.

 

Definitivamente o momento é de ações coletivas e não de acordos individuas.

 

Mas, neste dia de celebração, precisamos manter a esperança e nos fortalecer, pois a história dos trabalhadores nunca foi fácil e os direitos sempre foram conquistados com muita luta.

Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras que buscam na sua luta diária garantir sua sobrevivência e dignidade de suas famílias.

Uma saudação especial aos trabalhadores que representamos, da área de serviço do comércio, e todos os trabalhadores representados pelos sindicatos congregados pela CSB a Central dos Sindicatos Brasileiros.

Vivemos muito mais uma crise humanitária do que tão somente uma crise sanitária e é necessário solidariedade e empatia de todos, e os sindicatos se colocam como sempre, na defesa dos direitos dos trabalhadores e como agentes transformadores do equilíbrio social e do bem comum.

Para finalizar, quero citar uma frase de Santo Agostinho que, para mim, nos fortalece neste momento.

 

"A esperança tem duas irmãs, a indignação e a coragem". Que nunca nos falte indignação para enfrentar os ataques aos direitos dos trabalhadores e que nos sobre coragem para continuar lutando por um Brasil mais justo e mais igual.

 

Parabéns as trabalhadoras e trabalhadores.

 

SEAAC 2024 - Todos os Direitos Reservados